Agilizando o trabalho dos enfermeiros
Por que fazer um Sensor para soro?
No mundo inteiro, os profissionais da saúde devem ir de quarto em quarto ou esperar que os pacientes ou acompanhantes dos pacientes avisem sobre fim do soro, o que faz eles perderem muito tempo, sendo que eles podiam estar fazendo algo mais importante, já que dificilmente alguém vai avisá-los.
Onde já se viu, nós termos que ficar cuidando um soro, se estamos eu um hospital, a ultima coisa q alguém vai querer fazer é ficar olhando um saco de soro de pendurado, já esta mal, a idéia e se distrair e ficar cuidando o soro não é algo alguém quer.
Os acompanhantes dos pacientes hospitalares, tem a função de cuidar deles, se precisarem algo ajudar ou chamar os profissionais da saúde que por ali estão para fazerem os cuidados necessários aos enfermos. Só que, estão vendo um amigo ou um parente que está doente e nunca que eles vão se lembrar de ficar olhando o soro do hospital.
E ainda tem os enfermeiros, que devem ficar andando de quarto em quarto pra ficar olhando os soros, sendo que alguém possa acabar passando mal e precisar dele e ele estar longe em vez de estar em um lugar de fácil acesso para ir ajudar.
Pensando nisso, chega a conclusão do porque não ter um sensor, que avise os enfermeiros que o soro de um certo quarto acabou, e assim facilitando e agilizando a troca dos soros, tornando mais fácil isso.
Como esse equipamento não existe, e é algo que necessitamos para assim ajudar os médicos e os pacientes, para esse trabalho de conclusão de curso, será feito um sensor que monitorará todos os soros dentro dos hospitais, onde será avisado em um lugar específico, escolhido pela preferência de cada hospital, que servirá como uma central para monitorarem os soros.
Em cada soro terá um dispositivo embutido junto, que ficará cuidando a caída dos pingos de soro, que estará conectado, por uma comunicação sem fio, com a central escolhida pelo hospital, e assim mostrará que aquele soro de um quarto especifico acabou e deve ser trocado assim que possível.
Assim como já foi explicado anteriormente, é incrível que ainda se perca um tempo desnecessário com o monitoramento dos soros de todos os pacientes de um hospital.
Sendo que dentro de um hospital, se alguém acabar tendo uma recaída ou algo que precise de ajuda rapidamente, todo o tempo perdido pode acabar sendo fatal, então com esse dispositivo vão conseguir um tempo extra, agilizando a troca de soro e tendo mais rapidez entre os profissionais da saúde para atender uma possível emergência que aconteça com algum paciente.
Dentro de um hospital, o intervalo maior de tempo da caida de um pingo de soro para outro, é de 1 pingo a cada 0,5 segundos, mas por medida de segurança de alguma eventual circunstância, apenas 5 segundos após a o último pingo ter caído, é que vai acender o LED.
O motivo de ser escolhido apenas uma indicação luminosa, e não uma indicação sonora, é que dentro de um hospital, devido a muitas pessoas debilitadas, não se pode fazer barulho e assim, uma indicação sonora poderia perturbar algum paciente.